A lista da mãe, do bebé e do pai…….

Todos os dias recebo mensagens a perguntar pela lista… “Olá Xio, sou mãe de primeira viagem e preciso de saber o que devo comprar, o que devo levar para o dia do parto para mim? E para o bebé o que levaste? É que pareces sempre tão prática(…)” – Minhas amigas, podemos ser de primeira viagem mas se formos práticas é tudo mais fácil e depois temos a cena de ser GAJAS e fazer malas é canja para nós… na dúvida levamos tudo e pronto! Mas ainda assim, deixo-vos o que eu levei…

-Boletim da grávida (e todas as papeladas que no meu caso era o papel onde eu declarava doar as minhas células estaminais ao banco público e as eco, exames, etc)

 

-Documentos pessoais (vão precisar para registar o bebé, nós registamos mesmo na maternidade, o que achei uau e ainda por cima foi uma festa por ser a primeira Xica – Xica mesmo e não Francisca- ahaha!)

-2 camisas de dormir e 2 pijamas (interessa é que tenham abertura à frente para amamentar) + 1 robe + havaianas

-Cuecas (levei descartáveis e um pack de cuecas “Hipster” da Primark, super baratas, que também deitei fora, chegaram a dar-me a dica destas Ausonia mas não cheguei a comprar) e pensos higiénicos grandes (mas MESMO muito grandes, vão dar-vos pensos mas são horríveis, super altos e super vintage, por isso levem os vossos pensos SUPER ALAS PLUS…)

 

-Bolsa de higiene pessoal (e aqui além de tudo e dos frascos mini de champô normal levei champô seco da Primark e foi isso que usei) -2 ou 3 soutiens de amamentação (comprei na H&M que achei mesmo super práticos e super baratos)

-Discos absorventes 

-Pomada para os mamilos (levei Purelan da Medela, mal me doeu a primeira vez coloquei, continuava a colocar e nada… as enfermeiras disseram-me: ohhh mas já colocava antes no ultimo mês de gravidez? Whattt? Não!!! Então não adianta porque esse creme é de prevenção e então o Pedro teve de ir à farmácia comprar um cicatrizante, Trizantil – e foi este milagre que trouxe de volta os meus mamilos passados uns dias).

-Mamilos de silicone (se os tivesse usado nada do passo acima teria acontecido – antes de fazer o levante já estava a ter dores nos mamilos, diziam que a Xica fazia uma pega perfeita, mas eu só sentia vidros a explodir pelos nipples fora e pedi à enfermeira para me chegar os mamilos de silicone, ela com muita calma disse-me: mãe tente aguentar mais porque é muito importante esse vinculo entre mãe e bebé. Eu tentei mais 24h até chegar a um estado tal que cada vez que amamentava tinha de dar a mão ao Pedro, morder qualquer coisa e chorar… graças a Deus vim a mim e pensei isto não é o melhor para a minha filha… o melhor para a minha filha é eu estar a sorrir enquanto pego nela e lhe dou leite e não isto… amamentar era algo que eu realmente queria, mas não assim. Vim para casa com a Xica a leite fórmula, coloquei os mamilos de silicone e voilá… com esforço consegui, usei-os durante algum tempo, depois os mamilos sararam e voltei a tentar sem o silicone e conseguimos!!! – tudo isto me custou muito mais que o parto)

-Protectores de Mamilos – os chamados tupperwares (ajudaram-me durante o periodo critico a arejar os ditos cujos e ainda guardavam o leite, ahaha)

-Toalhas de banho (escura… não preciso dizer mais nada pois não?)

-Telemovel+carregador/power bank

-Muda de roupa para a saída (o mais confortável possível porque ainda vimos para casa a andar à robocop)

-Maquilhagem (que nem sequer usei mesmo estando completamente branca e meia anémica.. só queria era vir para casa e fugir do cheiro a cateter)

-Cinta pós-parto (pensei: na gravidez não usei porque me enervava e portanto agora vou tentar ser uma pessoa normal e vou usar… mas também não, usei 2 vezes só para justificar os 35€… detesto!)

-Água e bolachas (mas isso vai na mala do pai porque na nossa não cabe mais nada)

Na mala do bebé

-bodies (os mais práticos são os que apertam à frente com molas, a Xica nasceu com quase 4kg e 54cm e o zero serviu)

-Meias/carapins

– babygrows (aqueles tão bonitos que escolheram com tanto amor ou que alguém ofereceu com tanto carinho)

– casaquinhos de algodão

– gorro

– babetes

– fraldas de pano e mantinha fofa

– chupeta (digam o que disserem, sou hiper-mega-fã de chupetas)

– Produtos de higiene do bebé (como não sabemos como vai reagir a pele do bebé, é preferível comprar 1 kit pequenino de uma marca que gostem para fazer o “teste”. Eu levei este da Uriage 

-Estojo higiene, usei este da Bebeconfort 

– Toalha de banho

– Fraldas (Levei as Libero para recém-nascidos.. só porque ainda não conhecia as Chelino)

– Babycoque – no dia da alta o pai leva para a saída para casa e a nossa escolha foi o chamado “ovo com rodas”

E por fim, a mala do pai, ahaha 

Coitados, basicamente são sacos de leva e trás!!! E claro, moedas no bolso para tomarem café nas máquinas vending e tirarem chocolates para não desmaiarem!!!

Agora a sério, se se esquecerem de alguma coisa não stressem, o pai vai buscar ou as visitas levam!!! Eu nem 48h estive na maternidade, por isso nem usei metade…

Aproveitem cada minuto porque é realmente o dia mais feliz de s-e-m-p-r-e… Desejo-vos toda a felicidade do mundo e ̶u̶m̶a̶ ̶h̶o̶r̶a̶ ̶p̶e̶q̶u̶e̶n̶i̶n̶a̶ ou melhor, uns minutinhos! Força aí <3

3 opiniões sobre “A lista da mãe, do bebé e do pai…….”

  1. Passei exactamente o mm com o peito. Custou mais do que o parto… ouvi a mm coisa em relação à pega e pensei isto dói horrores. Mal colokei os bicos de silicone em 2 dias o peito sarou e os meus mamilos até se adaptaram à boca da bebé…

  2. Identifico-me Totalmente na questão da amamentação, porque custou-me muito mais do que o parto, ou melhor o parto não custou nada ponto. Agora a amamentação foi a pior experiência daquele universo, quem me dera à 9 anos atrás ter sabido dos discos de silicone 😢😢😢

  3. Tudo.. tudo.. tudo da tua cabeça! A parte da Mamã do Papá e da Bebé! Foi logo aqui, uns meses antes da nossa Xiquinha estar cá fora que percebi que com ela estava para nascer uma super mamã! Não me enganei. Sou Pai e finalmente descobri o amor incondicional. Por ela e por ti ❤👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.